Pesquisas indicam que mulheres estacionam melhor do que homens! Será?

A maioria das pessoas ainda mantém o pensamento de que o homem é infinitamente melhor nas habilidades com carros do que as mulheres. Mas, uma pesquisa britânica mudou este esteriótipo de uma vez, provando que as mulheres estacionam melhor do que homens e não ficam para trás neste quesito e podem até ser mais bem sucedidas em algumas manobras.

A amostra contava com 2,5 mil motoristas da Grã-Bretanha, de cerca de 700 estacionamentos. A pesquisa foi encomendada por um empresa Inglesa, considerada uma das maiores redes de estacionamento da cidade. Seu criador é Neil Beeson, professor de autoescola. Ela baseava-se em alguns fatores básicos, como tempo para estacionar, tempo para realizar manobras, facilidade ou dificuldade para manter o carro alinhado, facilidade e dificuldade para entrar na vaga de frente ou em marcha ré, e outros. Foi então estipulada uma espécie de pontuação geral e as mulheres levaram a melhor, ficando com 13,4 pontos de 20, enquanto os homens chegaram a 12,3 também de 20, numa média geral. A tal pesquisa foi dividida em algumas categorias e a primeira delas foi a facilidade de encontrar boas vagas e as mulheres saíram na frente. Isso indica o que muitos já sabem: homens são mais impacientes e afobados no trânsito e acabam passando direto por lugares bons para estacionar.

A segunda categoria era direcionada para a capacidade de manter o carro alinhado na vaga e as mulheres venceram de novo. Em média, 53% das mulheres se preocuparam em estacionar corretamente, contra apenas 25% dos homens.

A única categoria onde as mulheres perderam para os homens foi no quesito velocidade. Com uma média de 16 segundos para estacionar contra 21 segundos das mulheres, os homens literalmente passaram na frente. Segundo os pesquisadores, isso também pode ser explicado pela afobação masculina ao dirigir. Para eles, a centralização do carro é menos importante do que o tempo que irão perder ao fazê-lo.

“Fiquei surpreso com os resultados, pois, de acordo com minha experiência, homens sempre aprenderam melhor e geralmente tinham uma performance melhor nas lições. No entanto, é possível que as mulheres tenham guardado melhor as informações. Os resultados também parecem acabar com o mito de que os homens têm uma noção espacial melhor do que as mulheres”, disse Neil Beeson.

E uma interessante pesquisa também foi realizada com os motoristas locais, que afirmaram que acertar o ângulo de primeira na hora de estacionar é a tarefa mais difícil ao dirigir. Cerca de 50% dos entrevistados afirmaram este como sendo o maior de todos os desafios.

A segunda pior tarefa ficou com o alinhamento, ou seja, manter o carro centralizado na vaga. Essa foi a resposta de 30% dos pesquisados.

Ficou claro que homens e mulheres possuem as mesmas dificuldades quando o assunto é dirigir e ambos têm habilidades bem parecidas, o que faz com que seja preciso deixar de lado os estereótipos que até hoje acompanham a mentalidade geral. Homens são mais rápidos e as mulheres, por sua vez, costumam ser mais cuidadosas, características primordiais para taxistas, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *