Girl Power: conheça algumas das mulheres mais poderosas da história

Girl Power: as mulheres que fizeram história

Girl Power é um termo que denota o empoderamento feminino, sua independência e autossuficiência. O post de hoje foi escrito como uma forma de valorizar o girl power! Vamos falar de algumas mulheres que lutaram pelos seus ideais e conquistaram seu lugar (mais que merecido!) na história.

Confira algumas das mulheres que fizeram a diferença e influenciaram a história do Brasil e do mundo:

Vitória

mulheres mais influentes

Reprodução/Mundo Estranho

A rainha Vitória assumiu o trono aos 18 anos por ser a única herdeira de sua família e, logo depois, casou-se com o príncipe Albert, seu primo. Ela forçou a abertura dos portos nas Américas, mostrou apoio ao fim da escravidão e liderou a corrida às colônias africanas e asiáticas, entre outros grandes feitos. Foi no seu reinado que a Inglaterra tomou o lugar da França como um símbolo extremo de elegância e modernidade.

Tarsila do Amaral

artistas brasileiras

Reprodução/M de Mulher

Tarsila do Amaral pintou o quadro mais valorizado da pintura brasileira, o Abaporu. O quadro tem um valor estimado de US$ 40 milhões e está exposto no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. A artista é um dos nomes centrais da primeira fase do modernismo artístico no Brasil e foi uma das organizadoras da revolucionária e marcante Semana de Arte Moderna de 1922.

Elizabeth I

rainhas que marcaram história

Reprodução/Mundo Estranho

A rainha Elizabeth I governou a Inglaterra de 1558 a 1603 e foi a última integrante da dinastia Tudor no comando do país. Considerada um símbolo nacional de pureza e reconhecida pela sua visão política, patrocinou as artes e contribuiu com o florescimento do teatro elisabetano, cujo maior nome foi Shakespeare. Em seu governo, enfrentou dois grandes rivais: o rei Felipe II, da Espanha, que declarou guerra contra a Inglaterra com sua Invencível Armada; e sua prima Maria Stuart, rainha da Escócia, que tinha o objetivo de derrubá-la do poder.

Maria da Penha

mulheres que marcaram a história

Reprodução/M de Mulher

Depois de ter escapado de duas tentativas de assassinato perpetradas pelo marido e lutar mais cerca de duas décadas pela punição do agressor e do Estado, Maria da Penha mostrou ao governo a necessidade de uma legislação contundente que protegesse mulheres vítimas de violência doméstica. Sua batalha resultou em uma lei que vigora desde 2006 e leva o seu nome. Atualmente, coordena uma ONG que auxilia vítimas e trabalha para combater o problema que ainda persiste no Brasil.

Maria Teresa

mulheres influentes

Reprodução/Mundo Estranho

Maria Teresa integrava a família Habsburgo e, após a morte do pai, assumiu o Sacro Império Romano-Germânico. Na época, Inglaterra, Espanha e França não reconheciam a possibilidade de uma mulher assumir o poder e iniciaram guerras contra ela.

Anita Garibaldi

girl power mulheres brasileiras

Reprodução/M de Mulher

Anita foi uma revolucionária que marcou a história brasileira no Século XIX. Casada com o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, lutou na Revolução Farroupilha (no Brasil) e contra a invasão do exército austro-húngaro (na Itália). Teve 5 filhos e nunca deixou de lutar nas batalhas, nem mesmo enquanto estava grávida.

 

E aí, você conhecia alguma dessas mulheres ou suas histórias? Conhece alguma outra que não foi descrita no post? Como você coloca em prática seu girl power? Compartilha conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *