Fique atenta e poupe: cuidado com os gastos invisíveis

É preciso que você fique atenta e poupe, tomando todos os cuidados necessários para evitar os gastos invisíveis. Você sabe o que são os gastos invisíveis?

mulheres que poupam e economizam

Os gastos invisíveis são feitos em decorrência de mecanismos do nosso cérebro que nos fazem gastar mais sem perceber. É necessário aprender a controlar o cérebro para tomar decisões financeiras sábias e conscientes. Você é dona do seu orçamento e precisa ter controle! Para lhe ajudar, vamos mostrar algumas das coisas invisíveis que fazem você gastar seu dinheiro sem perceber.

Muitas opções de produtos:

Quanto você se depara com muitas opções parecidas de um mesmo produto em uma prateleira, é mais difícil assimilar as informações e comparar os preços. Nesse tipo de situação, há uma tendência de que as pessoas paguem mais pelo produto que se diferencia pelos seus detalhes, como o que está na altura dos olhos ou o mais colorido, consumindo sem pensar. Comprar o primeiro item que aparece ou tomar decisões com base no inconsciente fazem com que você gaste mais do que precisaria.

Usar transportes que teoricamente são mais baratos:

Nosso cérebro, em razão das experiências e crenças cotidianas, diz que a forma mais barata de usar meios de transportes públicos são os ônibus, e os particulares são os carros próprios. Entretanto, há empresas que oferecem a utilização de um carro particular e que, após um simples cálculo, mostra-se muito mais barato que ambos – seja pelas horas que deixam de ser perdidas no corredor de ônibus (seu tempo tem valor!), seja evitando-se o pagamento de juros do financiamento do veículo.

Um exemplo disso é o aplicativo da FemiTaxi. O aplicativo garante um desconto de 20% para corridas fixas, transformando-se em uma opção de carro particular muito mais rápida que o transporte público, além de ser igualmente econômico. Conheça alguns outros benefícios do FemiTaxi e aproveite esse serviço diferenciado!

Decisões de outras pessoas:

Muitas vezes escolhemos um restaurante mais caro que tenha fila de espera do que um estabelecimento mais barato que esteja vazio. Este efeito, que é conhecido como “efeito manada”, faz com que você tome sua decisão de acordo com a decisão das outras pessoas. Outro exemplo desse fenômeno ocorre quando você decide pagar pela inscrição e pelo kit de uma corrida de rua, ao invés de correr sozinho, simplesmente pela motivação de se unir às outras pessoas.

Venda casada:

A venda casada é uma prática muito comum no Brasil, especialmente em bancos. Ocorre que, quando você é compelido a informar que não deseja determinado produto ou serviço além do adquirido e a venda casada é automática, há uma grande tendência de que você a aceite. Ou seja, nosso cérebro percebe que é mais fácil aceitar do que falar que não quer o segundo item.

Fique atenta e poupe

E aí, você se identificou com algum dos mecanismos invisíveis produzidos pelo nosso cérebro? Aproveite para conhecer os 5 hábitos que acabam com o seu dinheiro e manter sua saúde financeira em dia 🙂

Fique atenta e poupe sempre!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *