Criatividade: 6 dicas para libertar a criatividade que existe em você!

A criatividade é muito importante para que possamos nos desenvolver e nos darmos bem no mercado de trabalho, que exige cada vez mais soft skills dos profissionais. Como a criatividade se manifesta de diversas formas, há várias maneiras de estimulá-la.

Se a criatividade é importante para você, confira 6 dicas para libertá-la e aproveitar todos os seus benefícios. Acompanhe!

6 dicas para estimular a criatividade

criatividade

Reprodução/Vedovati

Dica #1: Não se importe com a opinião dos outros

É muito comum que a criatividade seja minada pelas expectativas dos outros (ou as nossas próprias expectativas). Por esse motivo, valorize aquilo que produzir e compreenda que a sua criação é algo único. Você não precisa da aprovação de ninguém para fazer ou falar aquilo que produziu através da sua criatividade.

Dica #2: Pergunte-se, sempre!

O escritor Keith Sawyer disse que, se você está empacado em algum problema, é porque está respondendo a uma pergunta errada. O que isso quer dizer? Isso significa que pensar em coisas novas e diferentes exige que você faça novas perguntas, e não apenas responder aos mesmos questionamentos melhor ou de forma diferente. Assim, pense que você pode ter que redefinir as perguntas que está fazendo.

Dica #3: Rebele-se

Um guru indiano, Osho, costumava dizer que a criatividade é a maior rebelião da existência. A fim de descobrir um novo problema e resolvê-lo da melhor maneira possível, é preciso, antes, enxerga-lo. Ou seja, se você aceita a realidade do que jeito que ela se apresenta, provavelmente não irá pensar em como ela poderia ser diferente. Dessa forma, discorde! Pense que as coisas podem continuar como estão, ou podem ser melhores.

Dica #4: Combine ideias antigas

Alguns dos melhores insights vêm da combinação de ideias que não possuem qualquer tipo de relação entre elas.

Dica #5: Fazer atividades artísticas

Ao desenhar, pintar ou fazer qualquer atividade artística, as partes do cérebro relacionadas ao processo criativo são estimuladas. Dessa forma, desenvolva sua sensibilidade através da arte. Para desenvolvê-la, não precisa apenas agir, você pode “receber” a arte. Portanto, vá a concertos, teatros, cinemas, museus, leia livros: aguce seus sentidos e estimule o seu cérebro para se tornar mais criativo.

Dica #6: Tenha um espaço para onde fugir

Ter um espaço que você considera seu, no qual se sente tranquilo e é capaz de relaxar, é muito importante. Seja uma praia, um jardim, um parque da sua cidade. É importante que esse lugar lhe traga paz e lhe permita refletir sobre questões que o dia a dia corrido não permite. Sempre que precisar estimular sua criatividade, vá para esse lugar e medite por alguns minutos.

estimular a criatividade

Reprodução/Época Negócios

O que achou dessas dicas? O que você faz para estimular a criatividade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *