Alimentos no Verão: como se alimentar bem + receitinhas de picolés de frutas

O calor e o sol já estão marcando presença e, com eles, a necessidade de saber mais sobre os alimentos no verão. Você sabe quais alimentos devem ser consumidos no verão?

O calor excessivo nos deixa cansados, sem apetite, irritados e pode até levar a uma queda da pressão arterial. Algumas medidas podem ser adotadas para reduzir o desconforto, e uma delas é a alimentação saudável e balanceada. Quer saber mais sobre isso? Acompanhe!

Dicas de Alimentos no Verão

alimentos no verão

Reprodução/Muriel

Vamos dar 6 excelentes dicas de alimentos no verão e atitudes que podem ser tomadas o ano, mas que tem um poder especial nessa época do ano. Confira:

Dica #1:

Consuma frutas em todas as refeições: no café da manhã, almoço, janta e lanches ao longo do dia. Também inclua legumes e verduras (preferencialmente crus) no maior número possível de refeições.

Dica #2:

Abuse dos sucos naturais sem adição de açúcar, que além de serem super saudáveis são bem refrescantes! Invente misturas para sabores diferenciados. Colocar cenoura e beterraba nos sucos, por exemplo, deixam os refrescos ainda mais saudáveis e adocicados. O chá gelado também é uma ótima opção para hidratar! Acrescente ingredientes como hortelã, limão e gengibre para aumentar a sensação refrescante.

Dica #3:

Inclua os grãos na dieta e, ao consumir arroz, massa e pão, prefira produtos integrais. Como o calor reduz a fome e os alimentos integrais são dirigidos mais lentamente, o estômago e o intestino permanecem ocupados por mais tempo.

Dica #4:

Ao comer carnes, prefira-as grelhadas. Seja carne bovina, de aves ou peixe: quanto menos gordura no preparo, melhor!

Dica #5:

Sempre opte por alimentos naturais e frescos, deixando de lado os industrializados, gordurosos e as frituras. Esses últimos dão aquela sensação de barriga cheia por muito tempo, o que no verão pode ser muito desconfortável. Quando os alimentos leves e saudáveis são bem conservados, também reduzem o risco de contaminação, que é frequente no verão.

Dica #6:

Na praia, muito cuidado! Evite queijos, camarão e sanduíche com maionese. Esses alimentos tendem a ficar muito tempo fora de um ambiente apropriado de refrigeração, podendo causar sérias complicações na sua saúde.

Receitinhas de Picolés de Frutas

receitas de picolés de frutas

Reprodução/Receitas Ana Maria

Para melhorar ainda mais o verão com uma alimentação balanceada e saudável, que tal tentar algumas receitinhas de picolé com frutas? Selecionamos as melhores e mais práticas para você tentar hoje mesmo! Confira:

PICOLÉ CREMOSO DE MORANGO

Bata no liquidificador 1 pote de iogurte integral + pedaços de morango. Com a mistura em potinhos próprios para picolé ou até mesmo formas de gelo mais fundas, espete um palito de sorvete e leve ao freezer. Rende uns 4 picolés.

PICOLÉ REFRESCANTE DE MELANCIA TERMOGÊNICO

Bata no liquidificador 3 xícaras de suco de melancia bem madura + 6 folhas de hortelã + 1 colher de chá de gengibre. depois despeje nas forminhas e leve ao freezer. Dica: Você pode fazer um picolé apenas de melancia, caso seja seu gosto.

PICOLÉ DE LIMÃO E COCO

No liquidificador, coloque 3 xícaras de leite de coco (pode ser de vidrinho, mas dê preferência ao caseiro!), 5 colheres de sopa de mel, 1/2 xícara de suco de limão. bata todos os ingredientes por mais ou menos 5 minutos. Despeje nas forminhas e congele.

Uma delícia, não é mesmo? Faça alguma dessas receitas e depois nos conta o que você achou!

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